Anúncios
ECONOMIA
| On 3 semanas atrás

Por quanto tempo o seguro-desemprego é pago? Entenda

Anúncios
Compartilhem

Dentre os diversos direitos garantidos ao trabalhador, um dos mais populares certamente é o seguro-desemprego. Em suma, o benefício tem como intuito amparar o empregado mediante a uma demissão, como o nome já sugere. 

Por sua vez, na mesma medida em que o seguro-desemprego é conhecido, ele gera muitas dúvidas, em especial, no que se refere à sua duração e regras de concessão. Nesta linha, é preciso compreender as normas essenciais do benefício, para garantir efetivamente o seu direito, enquanto trabalhador. 

Sendo assim, o objetivo deste artigo é esclarecer tais pontos essenciais, de modo a acabar de vez com as dúvidas mais pertinentes em relação ao benefício. Continue sua leitura e esteja por dentro do assunto. 

#Ganhe PIX de 100$ reais

  1. INSCREVA-SE NO CANAL E CONCORRA 100$ REAIS.
  2. INSCREVA-SE E GANHE FÁCIL!
  3. Acesse: https://www.youtube.com/c/FinançasPODERAOPOVO
  4. Organização: Halysoh Macêdo

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Assim como outros benefícios de natureza trabalhista, o seguro-desemprego possui determinadas regras de concessão. Ou seja, para ter direito ao recebimento do provento, trabalhadores devem se enquadrar nos seguintes requisitos: 

Anúncios
  • Primordialmente, a demissão deve ter sido sem justa causa;
  • Não estar recebendo algum benefício governamental, seja ele assistencial ou previdenciário (salvo pensão por morte e auxílio-acidente);
  • Não possuir outra fonte de renda além do benefício, como um empreendimento ou imóveis alugados, por exemplo;
  • Não possuir outro emprego. Caso o cidadão esteja recebendo o benefício, e logo após ingressar em um novo trabalho, o pagamento será cessado.

Vale ressaltar que o seguro não é apenas de direito do trabalhador formalizado na CLT, mas também de empregados domésticos, pescadores profissionais em período de defeso e trabalhadores regatados de situações de escravidão ou semelhante.

Por quanto tempo eu recebo o seguro-desemprego?

O tempo de duração do seguro-desemprego vai variar de 3 a 5 meses, a depender do período em que o cidadão trabalhou. Ainda sim, é preciso esclarecer quando o trabalhador poderá pedir o benefício, conforme a quantidade de vezes em que ele recebeu o seguro.

  • No caso da 1ª solicitação: ter trabalhado por ao menos 12 meses nos últimos 18 meses, em relação a data de demissão;
  • No caso 2ª solicitação: ter trabalhado por ao menos 9 meses nos últimos 12 meses, em relação a data de demissão;
  • No caso da 3ª solicitação em diante: ter trabalhado por ao menos 6 meses anteriores à data de demissão.

Cumprido com o critério acima de acordo com o respectivo caso, o número de parcelas do benefício será determinada da seguinte forma: 

  • Trabalhadores que comprovaram, ao menos, 6 meses de trabalho, recebem 3 parcelas mensais;
  • Trabalhadores que comprovaram, ao menos, 12 meses de trabalho, recebem 4 parcelas mensais;
  • Trabalhadores que comprovaram 24 meses ou mais de trabalho, recebem 5 parcelas mensais;

Solicitação do benefício

Por norma, o trabalhador formal deve realizar o pedido seguro-desemprego entre o 7º e o 120º dia, a contar da data de dispensa. Dentro do prazo determinado, a solicitação pode ser feita nos seguintes canais: 

  • Aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”;
  • Site do Governo Federal;
  • E-mail da Superintendência do Trabalho referente a respectiva região.

Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?

Anúncios

Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?

Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.

Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!

Anúncios
Halysoh Macêdo

Administrador e criador do portal de notícias, PODER AO POVO. Contra as fakes news.

Deixe um comentário
Anúncios

Citação

Tudo se inicia com respeito, respeito a toda forma de ser.

Por Halysoh Macêdo

Publicidade