PUBLICIDADE
Categorias: NOTÍCIASPOLÍTICA

Vox Populi: Lula venceria no 1º turno com grande margem se eleição fosse hoje

Publicado por
Compartilhado

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira (11) confirma que, caso as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Lula (PT) seria eleito no primeiro turno com 57% dos votos válidos. Jair Bolsonaro (Sem partido) ficaria em segundo, com 27% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) teria 0,05% e Sergio Moro (Podemos) e José Luiz Datena (PSL), 0,03%.

Em três cenáros simulados pelo instituto, o petista soma 44% e 45% no primeiro turno.

No primeiro cenário analisado, Lula receberia 44% dos votos, mais do que a soma de todos os demais nomes incluídos, que somam 33%. Bolsonaro terminaria com 21%; Ciro com 4%; Moro e Datena, 3%; João Doria (PSDB), 1%; e Luiz Henrique Mandetta (DEM), 1%. Rodrigo Pacheco (DEM, de mudança para o PSD), ficaria com 0%.

No cenário 2, com Eduardo Leite (PSDB-RS) no Lugar de Doria, Lula aparece com índice ainda mais alto (45%), contra 34% dos demais nomes somados.

Sem Bolsonaro, Lula segue com os mesmos 45% dos votos, contra 23% dos demais: Moro (8%), Ciro (6%), Datena (4%), Doria (2%), Mandetta (2%) e Pacheco (1%). Indecisos e que não responderam somaram 15%. Brancos e nulos, 17%.

Lula vence todos no segundo turno

O petista também vence todos os cenários pesquisados em um eventual segundo turno. Na disputa com Bolsonaro, Lula ganharia de 52% a 24%. Contra Ciro, a vitória seria por 49% a 15%. Contra Doria, Lula venceria por 53% a 10%.

Na pesquisa espontânea, quando não são revelados os nomes dos canditados, o petista é citado por 28% dos entrevistados, bem à frente dos demais lembrados: Bolsonaro (15%), Ciro (2%) e Moro (1%).

Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve

A pesquisa mostra ainda que Lula é considerado o melhor presidente que o Brasil já teve, sendo lembrado por 41% dos entrevistados. Bolsonaro vem bem atrás, com apenas 15%. FHC soma 9%.

Já Bolsonaro lidera entre os piores presidentes que o Brasil já teve, com 43% – Lula soma 15%, Fernando Collor 10%, Dilma Rousseff (PT) 9% e FHC 3%.

Na comparação entre os dois, 59% dizem que Bolsonaro está sendo um presidente pior que Lula. O desempenho do atual governo é negativo para 51%. Já 69% desaprovam o desempenho de Bolsonaro como presidente. Outro dado relevante: para 70% tem corrupção no governo Bolsonaro.

Mais de 40% gostam do PT

Quando questionados sobre o que sentem em relação ao PT, 12% disseram ser petistas e 29% disseram que gostam do partido, mas não são petistas. Juntos, esses dois grupos somam 41%. Abaixo deles, 26% dizem que não gostam nem desgostam do PT; 15% dizem que não gostam, mas não chegam a detestar; e 11% disseram que detestam.

A pesquisa foi realizada entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro e ouviu 2.000 eleitores em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2% e o índice de confiança de 95%.

PUBLICIDADE
Halysoh Macêdo

Administrador e criador do portal de notícias, PODER AO POVO. Contra as fakes news.

Deixe um comentário

Postagens recentes

“Aristides” quebra a internet nesta segunda-feira; entenda o termo “noivinha do Aristides”

Uma mulher de 40 anos foi presa no fim de semana após xingar de “noivinha…

60 minutos atrás

Alckmin diz que hipótese de ser vice de Lula ‘caminha’, após ouvir apelo de centrais sindicais

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), cotado para participar da chapa eleitoral com…

4 horas atrás

URGENTE: NEYMAR JUNIOR SOFRE LESÃO E DEVE FICAR AFASTADO POR ATÉ OITO SEMANAS

O craque Neymar Junior, sofreu uma lesão no tornozelo enquanto jogava pelo seu time PSG,…

7 horas atrás

MÃE DE MARÍLIA MENDONÇA SE DIVERTE COM O NETO

Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, postou recentemente em seu instagran, um momento fofo ao…

7 horas atrás

SIMONE EXIBE NOVO CORPO APÓS CIRURGIAS

Simone, da dupla com Simaria, exibiu o novo corpo após cirurgias plásticas, a cantora que…

8 horas atrás

Bolsonaro despenca ao nível mais baixo desde do início do mandato,19% de aprovação

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro despencou e…

10 horas atrás