A postagem da Polícia Nacional Bolivariana, da Venezuela, que traz uma imagem com a silhueta do presidente Lula (PT) e a bandeira do Brasil, seguida por uma ameaça em decorrência dos atritos diplomáticos entre os dois países, uniu internautas brasileiros da esquerda e da direita. Segundo a coluna do jornalista Carlos Madeiro, do UOL, um dos comentários mais populares, com mais de 1,2 mil curtidas, ironiza a situação ao afirmar que os venezuelanos “conseguiram criar a tropa BolsoLula com um post”, referindo-se à união inusitada de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e Lula contra as provocações da Venezuela.
Na postagem, a Polícia Nacional da Venezuela afirma que “quem mexe com a Venezuela se dá mal” e que o país é uma “pátria independente, livre e soberana”: “não aceitamos chantagem de ninguém, não somos colônia de ninguém. Estamos destinados a vencer”. O episódio ocorre após o governo venezuelano expressar insatisfação com a decisão do Brasil de vetar a entrada da Venezuela no bloco dos BRICS. A inclusão de um novo país ao grupo exige consenso entre todos os membros, e, apesar do apoio da Rússia, Lula teria instruído o Itamaraty a barrar a adesão venezuelana, segundo informações da CNN.
Desde a publicação, a postagem da Polícia Nacional Bolivariana acumulou mais de 11 mil comentários, refletindo o descontentamento e o humor dos internautas brasileiros. Outros comentários demonstraram um sentimento de unidade em defesa do Brasil. “Vocês juram que conseguem enfrentar os bolsolulas?”, questionou um internauta, ressaltando que, apesar das diferenças políticas, os brasileiros se uniriam para proteger seu país. “Cuidado ao ameaçar o Brasil! Aqui até quem discorda se une quando é para defender o país. Fica tranquilo que não queremos confusão, mas se precisar, estamos prontos para proteger o verde e amarelo!”, afirmou outro.
A provocação do governo de Nicolás Maduro gerou ainda críticas e sátiras, com internautas expressando o desejo de ver a bandeira do Brasil “cravada na capital da Venezuela”. “Os caras vieram mexer com os Reis dos memes. Não aguentam 5 minutos de porrada no mano a mano”, comentou um usuário.
Além de inundarem o post original com comentários, os brasileiros também se manifestaram nas postagens subsequentes da página da Polícia Nacional Bolivariana. “Péssimo negócio ter ameaçado os brasileiros, agora aguenta. Vamos começar pelo Instagram kkkkk. Essa página nunca mais será a mesma”, escreveu uma internauta.
Deixe um comentário