Eleições 2026: Lula e oposição empatam tecnicamente, diz pesquisa

O levantamento Meio Ideia aponta redução da vantagem do petista contra nomes do bolsonarismo em cenários de segundo turno.

Lula lidera com vantagem estreita sobre Flávio, Tarcísio e Michelle no 2º turno, aponta pesquisas

Cenário acirrado: Lula e oposição aparecem em empate técnico para as Eleições 2026

A pouco mais de oito meses do pleito, o panorama para as Eleições 2026 aponta para uma polarização consolidada e uma disputa cada vez mais estreita. Segundo a nova pesquisa do instituto Meio Ideia, divulgada nesta quarta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em situação de empate técnico com os três principais nomes do campo bolsonarista em eventuais cenários de segundo turno.

O levantamento revela que a margem de segurança que o atual mandatário detinha no início do ano encolheu. Se em janeiro Lula vencia nomes como Michelle e Flávio Bolsonaro com folga, os dados atuais mostram que a diferença agora flutua dentro da margem de erro, que é de 2,5 pontos percentuais.

Disputa direta no segundo turno
Nas simulações de confronto direto, o equilíbrio é a marca principal. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é quem aparece mais próximo do petista, configurando o cenário de maior desafio para a reeleição.


Confira os números do segundo turno nas Eleições 2026:

Fora do núcleo ligado diretamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula mantém uma distância mais confortável. Contra governadores como Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais), a vantagem do petista sobe para 11 e 10,5 pontos percentuais, respectivamente.

Crescimento da oposição e rejeição
Um dos pontos de maior atenção no levantamento é o crescimento de Flávio Bolsonaro na pesquisa espontânea. O senador saltou de 6,6% para 16,3% das intenções de voto, consolidando sua imagem como um herdeiro político viável enquanto o pai permanece inelegível e detido.

Por outro lado, o governo enfrenta desafios na percepção pública. A pesquisa indica que 51% dos eleitores acreditam que Lula não merece um novo mandato, enquanto 47% defendem a continuidade da gestão. No quesito rejeição, o atual presidente lidera com 44%, seguido por Flávio Bolsonaro (34%) e o ministro Fernando Haddad (30%).

O fator Haddad e a sucessão petista

O instituto também testou o nome de Fernando Haddad como alternativa do PT. O ministro da Fazenda aparece em situação de competitividade, registrando 36,2% em um cenário de primeiro turno contra Flávio Bolsonaro (34,5%). Contudo, em um confronto direto de segundo turno contra Tarcísio de Freitas, Haddad ficaria numericamente atrás (40,5% a 44,5%), evidenciando a força do governador paulista como nome de centro-direita.

Metodologia

A pesquisa Meio Ideia ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026. O nível de confiança é de 95%. O levantamento está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08425/2026.

Sair da versão mobile