GUERRA FRIA: ENTENDA O PERÍODO QUE FEZ HISTÓRIA
A Guerra Fria ficou marcada na história e embora as escolas abordem esse assunto, sempre existe dúvidas a respeito desse período histórico. A Guerra Fria (final da década de 1940 – 1991) foi marcada por um conflito político e ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética.
COMO SE DEU INÍCIO A GUERRA FRIA?
Teve início no final da década de 1940, logo depois do final da Segunda Guerra Mundial. Após os Estados Unidos e a União Soviética saírem da guerra como grandes potências, esses dois territórios passaram a disputar o controle mundial. Dentro desse conflito, diversos países começaram a apoiar um determinado lado. No caso, a Europa Ocidental tornou-se grande aliada dos Estados Unidos, enquanto a Europa Oriental apoiou a União Soviética.
CARACTERÍSTICAS DA GUERRA FRIA
1. Polarização
A Guerra Fria foi baseada em dois grandes polos: os Estados Unidos e a União Soviética. Esses dois países possuíam uma retórica agressiva contra os países aliados ao seu oponente.
2. Corrida armamentista
Os Estados Unidos e a União Soviética buscavam mostrar a sua força por meio do desenvolvimento de armas de destruição em massa.
3. Corrida espacial
As duas nações também competiram pela exploração do espaço , principalmente entre 1957 e 1975.
4. Interferência estrangeira
Ambos os países interferiram no funcionamento econômico, político e social de outras nações, a fim de garantir seus interesses.
O fim da Guerra Fria
O fim da Guerra Fria teve como principal causa as dificuldades políticas e econômicas enfrentadas pela nação soviética. Diversos foram os fatores que influenciaram tais crises, como o envolvimento da União Soviética na Guerra do Afeganistão, o acidente nuclear de Chernobyl e a falta de preparo para se adaptar à indústria moderna. Alinhado a essas dificuldades, o autoritarismo dos governos comunistas também causou imensa insatisfação popular.
As primeiras manifestações do fim da Guerra Fria vieram por meio da queda do muro de Berlim e da abertura da economia soviética por parte do governo de Mikhail Gorbachev. A partir disso, as nações pertencentes à União Soviética começaram a se mobilizar para conquistarem a independência. Em 25 de dezembro de 1991, Gorbachev renunciou e, no dia seguinte, a União Soviética foi dissolvida.