NOTÍCIAS

MUNDO: NÚCLEO DA TERRA PAROU DE GIRAR

De acordo com uma nova pesquisa, o núcleo da Terra parou de girar e pode inverter o movimento. O núcleo da Terra fica a 5 mil quilômetros da superfície e é constituído essencialmente de ferro. 

Ao analisar os dados das ondas sísmicas nas últimas seis décadas, Xiaodong Song e Yi Yang, da Universidade de Pequim, concluíram que a rotação do núcleo “quase parou por volta de 2009 e depois girou na direção oposta”.

 (crédito: Laboratório de Propulsão de Jato/Nasa/Divulgação )

“Acreditamos que o núcleo central está, em relação à superfície da Terra, girando em uma direção e depois na outra, como um balanço”, disseram, por email, à agência France Presse (AFP). “Um ciclo completo desse movimento dura em torno de sete décadas”, acrescentaram. Isso significa que muda de direção aproximadamente a cada 35 anos.

A última mudança de rotação, anterior a de 2009, aconteceu no início dos anos 1970. E a próxima ocorrerá em meados da década de 2040, completando o ciclo, segundo os cientistas chineses.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Botão Voltar ao topo