Publicidade
ECONOMIA

DINHEIRO RASGADO, AMASSADO OU RISCADO PERDE O VALOR?

Embora não seja certo, mas é muito comum ver dinheiro rasgado, amassado ou riscado rodando por aí. Mas afinal, as cédulas nessas condições, perdem o valor?

Quando uma cédula perde valor?

Uma cédula perde seu valor quando o pedaço (fragmento) que está nas suas mãos não tem mais da metade do tamanho original.

Em casos de dúvidas quanto à perda do valor de cédulas, é possível encaminhá-las ao Banco Central do Brasil para análise.

Em qualquer agência bancária você pode levar a cédula e pedir que seja feita a análise. A agência te entrega um recibo e encaminha a cédula ao Banco Central.

Uma cédula pela metade tem valor?

dinheiro rasgado

Sim, como dito na pergunta anterior somente perde valor se a mesma tiver menos da metade. Se você possui uma cédula nestas condições, use-a para depositar, fazer algum tipo de pagamento, ou mesmo peça a troca nas agências bancárias, pois dessa forma será restituído.

Pessoas, empresas ou estabelecimentos comerciais são obrigados a receber cédulas rabiscadas, rasgadas, coladas ou danificadas?

Ninguém é obrigado a receber como forma de pagamento cédula que estiver danificada de alguma forma. O procedimento é sempre o de fazer com que elas sejam entregues ao BC que destruíra a cédula danificada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo