Anúncios
| On 2 anos atrás

Genocídio: Israel poderá matar 85 mil palestinos em Gaza nos próximos seis meses

Por Halysoh Macêdo
Compartilhem
Anúncios

Epidemiologistas alertam para um possível cenário ainda mais sombrio na Faixa de Gaza, onde a escalada dos ataques de Israel poderia resultar em até 85 mil mortes nos próximos seis meses, devido a lesões e doenças. Esse é o pior dos três cenários modelados por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, relata o New York Times.

Desde o início do conflito em outubro, mais de 29 mil mortes já foram registradas em Gaza, segundo autoridades locais. As projeções dos especialistas indicam um aumento alarmante nesse número se a guerra persistir ou se houver surtos de doenças infecciosas, como cólera, disseminando-se na região. Mesmo no cenário mais otimista, que envolve um cessar-fogo imediato e sustentado sem surtos de doenças infecciosas, estima-se que mais 6,5 mil vidas podem ser perdidas nos próximos seis meses como resultado direto do conflito.

Dr. Francesco Checchi, professor de epidemiologia e saúde internacional da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, enfatiza que essas estimativas não são políticas, mas sim uma tentativa de fornecer evidências para os formuladores de políticas entenderem o impacto humano das decisões tomadas.

A pesquisa considerou uma variedade de causas de morte, incluindo lesões traumáticas, doenças infecciosas, causas maternas e neonatais e doenças não transmissíveis para as quais tratamentos essenciais são inacessíveis devido ao conflito em curso.

Dr. Paul Spiegel, diretor do Centro Hopkins para a Saúde Humanitária e autor da pesquisa, destaca a importância de entender as possíveis consequências humanitárias das ações tomadas durante o conflito. Mesmo um cessar-fogo não garantirá o fim das mortes relacionadas à guerra, pois muitas vítimas continuarão a sucumbir a lesões anteriores ou enfrentarão dificuldades devido à falta de acesso a cuidados médicos adequados. A análise também revela que as mortes por lesões traumáticas afetarão todas as faixas etárias e gêneros, destacando a intensidade e a natureza generalizada do conflito em Gaza.

Anúncios
Halysoh Macêdo
Tags: GazaIsrael

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.

Saber mais.