Publicidade
NOTÍCIAS

A DESTRUIÇÃO DO TORNADO EM ALAGOAS: IMAGENS CHOCAM

A destruição do tornado em Alagoas chocaram todos os nordestinos, visto que esse evento é extremamente raro na região. Geralmente esses acontecimentos são mais comuns no Sul e Sudeste do Brasil.

Tornado em Alagoas
Tornado em Alagoas

Na tarde da última quinta-feira 22, um tornado surpreendeu os moradores de uma pequena cidade no agreste alagoano conhecida como: Estrela de Alagoas, ao menos 10 casas foram destruídas. Segundo informações, os ventos do tornado variavam de 117 Km/h à 118Km/h.

SEMARH EXPLICOU O FENÔMENO

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) esclareceu que a ocorrência é o que se denomina de célula funil, que acontece em nuvens convectivas.

“O que define o tornado é a intensidade dos ventos e o raio de destruição na área atingida. No caso, o fenômeno pode estar associado às áreas de instabilidade que estão se formando sobre o continente, devido ao posicionamento do VCAN sobre o Oceano Atlântico”, informou a Semarh.

O Vórtice Ciclonico em Altos Níveis, é, de acordo com a Semarh, um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera.

O QUE SÃO TORNADOS?

“Tornado é um fenômeno atmosférico associado a uma nuvem de tempestade e condições muito instáveis de tempo. É caracterizado por um funil formado a partir de ventos que giram em alta velocidade em torno de um centro de baixa pressão.”

COMO OS TORNADOS SÃO CAUSADOS?

“A ocorrência de um tornado está diretamente associada às grandes nuvens de tempestades, conhecidas também como supercélulas. O principal fator que causa o surgimento desse fenômeno é a diferença de pressão atmosférica derivada da sobreposição de massas de ar com temperaturas contrastantes, isto é, uma quente e uma fria, que se encontram na origem desse tipo específico de nuvem.

Um tornado pode surgir em qualquer horário do dia. Entretanto, é mais comum que se forme no final da tarde, período em que a instabilidade atmosférica é maior devido ao aquecimento da superfície provocado pelo Sol ao longo do dia, o que favorece a ocorrência de tempestades.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo