Desemprego Despenca e Brasil Bate Recorde de Trabalhadores Milhões de Vagas Criadas!
Desemprego cai para 6,4% em setembro, segunda menor taxa da história
O desemprego no Brasil recuou para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, atingindo a menor taxa para este período e a segunda menor desde o início da série histórica do IBGE, em 2012. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira, o número de brasileiros ocupados chegou a 103 milhões, um recorde.
O setor privado também bateu um novo marco, com 53,3 milhões de trabalhadores contratados, uma alta de 2,2% em comparação ao trimestre anterior. A indústria e o comércio foram protagonistas na criação de empregos, gerando mais de 700 mil novas vagas no período.
Em relação ao trimestre encerrado em junho, que registrou taxa de desemprego de 6,9%, o mercado de trabalho brasileiro continua em trajetória de recuperação. Em setembro, o total de pessoas em busca de uma oportunidade caiu para 7 milhões – o menor número desde janeiro de 2015. Este dado representa uma redução de 7,2% frente ao segundo trimestre de 2024 e uma queda expressiva de 15,8% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Adriana Beringuy, gerente da pesquisa do IBGE, explica que o crescimento contínuo do emprego está atrelado ao fortalecimento das atividades econômicas, impulsionado principalmente pelo aumento do consumo das famílias, o que exige uma força de trabalho maior em diversos setores. Ela também destacou que, além do aumento no número de vagas, o rendimento médio real dos trabalhadores também avançou.
Deixe um comentário