Publicidade
NOTÍCIAS

Febre maculosa: quais os riscos da doença que causou a morte de dentista após viagens no Brasil

O Instituto Adolfo Lutz confirmou que a dentista Mariana Giordano foi diagnosticada com febre maculosa. Ela e o namorado, o piloto de automobilismo Douglas Costa, morreram em 8 de junho após apresentarem subitamente febre, dores e manchas vermelhas no corpo. Os resultados do diagnóstico foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo na segunda-feira (12).

febre maculosa é uma doença causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela. Segundo o Ministério da Saúde, de 2007 a 2021, foram notificados 36.497 casos de febre maculosa no Brasil, dos quais 7% foram confirmados, em uma média de 170 por ano nesse período. Dos 2.545 casos confirmados, 2.538 relataram situações referentes à exposição de risco e, destes, 68,5% frequentaram ambiente de mata.

No Brasil, o Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua como Serviço de Referência junto ao Ministério da Saúde na área. A chefe do laboratório, Elba Lemos, explica que o diagnóstico correto depende do conhecimento dos profissionais de saúde sobre a doença, que apresenta sintomas semelhantes aos de outros agravos.

Saiba mais sobre os principais sinais da febre maculosa e o que pode ser feito para prevenir a doença:

Artigos relacionados

O que é a Febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. Ela é transmitida aos seres humanos principalmente pela picada de carrapatos infectados. Essa doença recebe esse nome porque causa manchas ou erupções cutâneas (maculopapulares) nas pessoas infectadas.

Carrapato que causa a Febre maculosa

Os carrapatos responsáveis pela transmissão da febre maculosa são geralmente encontrados em áreas rurais ou silvestres, onde eles se alimentam do sangue de animais como roedores, cães, cavalos e outros mamíferos. Quando uma pessoa é picada por um carrapato infectado, a bactéria Rickettsia rickettsii é transmitida para seu organismo.

Os sintomas da febre maculosa incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, calafrios, náuseas, vômitos e erupções cutâneas características. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar a complicações graves, como insuficiência respiratória, insuficiência renal, problemas neurológicos e até mesmo à morte.

O diagnóstico da febre maculosa é geralmente feito com base nos sintomas apresentados, histórico de exposição a carrapatos e testes laboratoriais para detectar a presença da bactéria ou a resposta do organismo ao agente infeccioso.

O tratamento padrão para a febre maculosa envolve o uso de antibióticos, como a doxiciclina, administrados precocemente. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores são as chances de recuperação completa.

A prevenção da febre maculosa envolve evitar áreas infestadas por carrapatos, usar roupas protetoras (como calças compridas e camisas de mangas longas) ao passar por essas áreas, aplicar repelentes de insetos na pele e realizar verificações minuciosas em busca de carrapatos após atividades ao ar livre. Se um carrapato for encontrado, ele deve ser removido corretamente, segurando-o pela cabeça com uma pinça e puxando-o suavemente para fora da pele.

Fonte: CNN Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo