Governo Lula Antecipa Pagamento do Bolsa Família em Março
O Pagamento do Bolsa Família em Março será antecipado, Em uma decisão sem precedentes, o governo brasileiro anunciou a antecipação do Bolsa Família. Contrariando o calendário habitual de pagamentos do programa, neste mês os beneficiários de determinadas cidades receberão o auxílio num único dia – a próxima sexta-feira, dia 15.
Os beneficiários do Bolsa Família começam a receber, a partir do dia 15 de março, a terceira parcela do auxílio em 2024.
Quem Tem Direito a Antecipação?
Esta medida, confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), pretende atender às necessidades urgentes de milhões de brasileiros afetados por emergências em diversas partes do país. Durante o mês de fevereiro, a antecipação já beneficiou mais de 1,49 milhão de pessoas em 125 municípios em estado de emergência reconhecido pelo governo federal. Tal ação evidencia o engajamento do governo em oferecer auxílio rápido e efetivo em momentos críticos.
Como Consultar o Valor do Bolsa Família?
Os beneficiários que desejam obter mais informações rumo ao valor a ser recebido e à situação do benefício podem fazer a consulta por diferentes canais. O aplicativo do Bolsa Família, o Caixa Tem, o Portal Cidadão Caixa e a Ouvidoria do MDS são alguns dos meios pelos quais os cidadãos podem verificar se o benefício está liberado, bloqueado ou cancelado, além de confirmar o valor do auxílio.
Por que o Bolsa Família foi antecipado?
A decisão de antecipar o pagamento do Bolsa Família em março representa uma ação significativa do governo brasileiro em atender às necessidades imediatas das famílias em situação de vulnerabilidade – especialmente as que foram afetadas por emergências.
Para ter direito ao Bolsa Família, a renda mensal por pessoa na família não pode ultrapassar R$ 218. Portanto, para saber se a família se qualifica para o programa, é necessário dividir a renda total da família pelo número de membros. Este critério de renda per capita é crucial para determinar quais famílias são consideradas de baixa renda e, portanto, elege-se como candidatas ao apoio financeiro que o programa oferece. O objetivo é garantir um mínimo de bem-estar para estas famílias, contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social no país.