Publicidade
Cultura e Entretenimento

Lugares para passar o Réveillon no Nordeste

Se você está procurando um lugares para passar o Réveillon no Nordeste, você tem muitas opções incríveis para escolher. O Nordeste é uma região cheia de belezas naturais, cultura, gastronomia e diversão. Neste post, vamos te mostrar 10 destinos que vão te encantar e te fazer começar 2024 com o pé direito!

  1. Fernando de Noronha (PE): Um dos lugares mais paradisíacos do Brasil, Fernando de Noronha é um arquipélago formado por 21 ilhas e ilhotas, que abriga praias de águas cristalinas, vida marinha exuberante, trilhas e mirantes. O Réveillon em Noronha é famoso pela festa que acontece na Praia do Meio, com shows de artistas renomados e muita animação. Mas se você prefere algo mais tranquilo, pode optar por um jantar romântico em um dos restaurantes da ilha ou assistir à queima de fogos na Praia da Conceição.
  2. Maragogi (AL): Conhecida como o Caribe Brasileiro, Maragogi é uma cidade que fica na Costa dos Corais, uma área de preservação ambiental que se estende por 120 km entre Alagoas e Pernambuco. Maragogi tem praias de areia branca e mar calmo, ideais para relaxar e curtir a natureza. O destaque são as piscinas naturais que se formam na maré baixa, onde é possível fazer mergulho com snorkel ou cilindro e ver peixes coloridos e corais. O Réveillon em Maragogi é marcado pela tranquilidade e pela beleza do cenário.
  3. Chapada Diamantina (BA): Para quem gosta de aventura e contato com a natureza, a Chapada Diamantina é um destino imperdível no Nordeste. A região é formada por um conjunto de serras, vales, cachoeiras, grutas, rios e lagos, que oferecem diversas opções de ecoturismo e esportes radicais. Você pode fazer trilhas, rapel, tirolesa, canoagem, ciclismo e muito mais. O Réveillon na Chapada Diamantina é uma oportunidade de se conectar com a energia do lugar e celebrar a vida ao ar livre.
  4. Jijoca de Jericoacoara (CE): Jijoca de Jericoacoara é uma cidade que abriga uma das praias mais famosas do Brasil: Jericoacoara. A praia é cercada por dunas, coqueirais, lagoas e pedras, que formam um cenário deslumbrante. Jericoacoara é um lugar para relaxar, aproveitar o sol, o mar e a brisa, praticar esportes náuticos como kitesurf e windsurf, e assistir ao pôr do sol no alto da Duna do Pôr do Sol ou na Pedra Furada. O Réveillon em Jericoacoara é animado e conta com festas na praia, shows musicais e queima de fogos.
  5. João Pessoa (PB): A capital da Paraíba é uma cidade que combina história, cultura e natureza. João Pessoa tem um centro histórico rico em arquitetura colonial, igrejas, museus e casarões. A cidade também tem uma orla urbana com praias urbanas como Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, que têm boa infraestrutura de bares, restaurantes e hotéis. Além disso, João Pessoa tem praias mais afastadas como Coqueirinho, Tambaba e Jacumã, que são mais tranquilas e preservadas. O Réveillon em João Pessoa é animado e conta com shows na praia de Tambaú e queima de fogos.
  6. Praia da Pipa (RN): A Praia da Pipa é uma das mais badaladas do Rio Grande do Norte. Ela fica no município de Tibau do Sul, a cerca de 80 km de Natal. A praia tem um clima boêmio e cosmopolita, com muitos bares, restaurantes, lojas e pousadas charmosas.

Origem do Réveillon

O Réveillon é uma celebração que marca a passagem do ano e é comemorado em muitos lugares do mundo. A palavra “réveillon” tem origem no verbo francês “réveiller”, que significa “acordar” ou “reanimar” (em sentido figurado).

Inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite e que impedia que as pessoas dormissem. Um pouco mais tarde, foi usada para qualificar a ceia de véspera de Natal.

A partir do século XVII, a palavra Réveillon passou a ser utilizada para designar as festas realizadas pela nobreza francesa, que duravam a noite toda. Anos depois, as nobrezas de outros países adotaram o mesmo nome para as suas festas.

Hoje, o termo réveillon é utilizado em grande parte dos países ocidentais para se referir à celebração que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do novo ano. As celebrações de réveillon variam conforme o local e as tradições, mas em geral, a passagem de um ano para o outro é o momento de agradecer e fazer desejos para o ano que entra.

É um momento de renovação das esperanças e é cheio de superstições. As roupas, os rituais e os alimentos, por exemplo, têm significados importantes para essa comemoração. No Brasil, por exemplo, costuma-se usar roupas brancas e pular 7 ondas para Iemanjá quando entra a meia noite. Ambas superstições estão ligadas à Umbanda, religião brasileira de matriz africana .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo