Publicidade
CURIOSIDADES

UMA BRASILEIRA SOBREVIVENTE DO TITANIC. SERÁ VERDADE?

Em 1979, em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo, uma suposta sobrevivente brasileira do Titanic relata os momentos derradeiros a bordo do navio e como conseguiu escapar do naufrágio, na época com apenas 14 anos. O vídeo de sua entrevista volta a circular na internet de tempos em tempos e reascende a polêmica de sua veracidade. Afinal, esta mulher estava mesmo a bordo do Titanic? Existiam brasileiros a bordo do navio?

Em 30 de Dezembro de 1979, em entrevista ao programa Fantástico da Globo, uma suposta sobrevivente do Titanic relata como escapou ao naufrágio na época com a idade de apenas 14 anos. Esse vídeo, em anos mais recentes, voltou a circular pela web gerando questões e polémicas. O TitanicFans recebeu um comentário sobre a dita sobrevivente e resolveu criar um post sobre o assunto. Está mais que comprovado que esta senhora, já falecida, jamais esteve a bordo com a sua mãe no Titanic. Em análise ao vídeo vejamos porque este depoimento se trata de uma farsa comprovada. 

SOBREVIVENTE DO TITANIC

1 – Não consta da lista de passageiros e tripulantes do Titanic ninguém com o nome Eva Charbo com 14 anos de nacionalidade espanhola, registada no Brasil que se fizesse acompanhar de sua mãe.

2 – As únicas sobreviventes do sexo feminino com 14 anos são:

Adele Nasser (née Achem)

Jamila Nicola-Yarred (“Amelia Garrett”)

3 – Na reportagem, Eva Charbo refere que o seu aniversário seria no dia seguinte ao dia 14 de Abril de 1912 como escrito no papel de jornal. De acordo com a lista dos passageiros com idades compreendidas entre os 13 e 15 anos apenas se registam como sobreviventes do sexo feminino com 13 anos:

Lucile Polk Carter

Madeleine Violet Mellinger 

E como sobreviventes do sexo feminino com 15 anos:

Adele “Jane” Najib Kiamie

Banoura Ayoub Daher

Edith Eileen Brown

Selini “Celiney” Yazbeck (née Alexander) 

4 – Eva é mencionada como brasileira de registo mas espanhola de nascença. Não existem registos de nenhum brasileiro a bordo do Titanic, apenas 4 portugueses, 3 em terceira-classe, e um em segunda-classe com destino a São Paulo, todos eles do sexo masculino. Constam 8 espanhóis no Titanic todos de idade adulta. 

5 – Não se tem notícias de um navio pescador de bacalhau que tenha resgatado sobreviventes. O único navio próximo ao local do naufrágio e que fugiu e ainda é um mistério, era o Samson, um navio pescador de focas.

6 – Nenhum dos sobreviventes foi resgatado por algum navio direto na água, todos já estavam nos botes salva-vidas quando o Carpathia chegou. Seria de todo impossível que alguém sobrevivesse tanto tempo na água gelada, sendo que o Carpathia foi o primeiro que chegou ao local. Se por um momento isto fosse verdade, porque foram apenas as duas, mãe e filha, as únicas pessoas salvas pelo navio misterioso que referem? Mais ninguém viu esse navio?

7 – Nenhum sobrevivente relata em algum momento se lembrar de uma menina bailarina que animasse as festas do Titanic.

8 – Estranhamente Eva Charbo e a mãe não tinham coletes salva-vidas, e Eva ofereceu o seu para sua mãe quando esta saiu do camarote. Todos os camarotes, mesmo os de terceira-classe dispunham de coletes salva-vidas. A mesma indica que colocavam as mulheres nos botes, mas tanto ela como a mãe se atiraram na água.

9 – Eva Charbo viu o comandante ir para o fundo com o Titanic. Não se sabe ao certo o que aconteceu com o comandante. Um sobrevivente disse que ele se suicidara com um tiro na cabeça antes do navio ir ao fundo, outro disse que o viu na ponte de comando antes do fim, mas alguém que passou por lá pouco depois diz não ter visto ninguém na ponte, teve também quem dissesse que ele retirou um bebé das águas o colocou em um bote e se afastou, outros que o viram perto do bote virado B mas que nem sequer tentou subir para cima, apenas disse «Bons rapazes. Amigos.» e se afastou. Como foi que Eva Charbo viu o fim do comandante se ela estava nadando ocupada com a mãe que não sabia nadar?

10 – Numa breve pesquisa na internet, nada mais se encontra sobre Eva Charbo no Titanic, excepto esta notícia do Fantástico, a única sobre o assunto, tudo o resto são chats sobre esta entrevista. O que levanta muitas dúvidas sobre a veracidade da entrevista especulando-se que a mesma tenha sido forjada pela Globo. A entrevista a esta senhora idosa é muito breve e muito vaga, sem grandes detalhes que evidencie ser sobre o Titanic. Nem se coloca em causa se esteve ou não a bordo.

No final da peça, é referido que esta velhinha sobrevivente vive os seus últimos dias numa casa de retiro para artistas. Isto lembra a célebre cena no filme Titanic de James Cameron em que Lewis Bodine, membro da expedição do Titanic, quando Rose está para chegar de helicóptero afirma a Brock Lovett: “É uma mentirosa! Uma louca à procura de dinheiro ou publicidade e sabe Deus o quê. Como aquela russa, a Anastasia. É uma mentirosa bem velhinha (…) esteve a trabalhar como atriz. Atriz, eis a primeira pista.” 

Em 1979 havia informação suficiente para se saber que o Titanic, que afundou na noite de 14 para 15 de Abril de 1912, não tinha ninguém de nome Eva Charbo nascida no Brasil na lista de passageiros, e que o único navio de resgate foi o Carpathia. É necessária a resposta à seguinte questão: – Como a equipe do Fantástico, com os meios disponíveis pela Globo na época, achou Eva Charbo? A história de Cameron consegue enganar melhor que esta produzida pela Globo.

Todos os créditos do blogue: titanicfans

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo