Tem circulado na internet um vídeo que chamou atenção de muitos cariocas. Nas imagens, bombeiros estão em um córrego e fazem a captura de uma cobra gigantesca. O animal, antes de ser colocado na gaiola, ainda tenta atacar um dos homens.
Junto ao vídeo, está circulando na internet uma mensagem que aponta que o caso teria ocorrido no Rio de Janeiro, mais exatamente na região do Méier, próximo ao Mackenzie. Leia a mensagem e veja o vídeo:
O vídeo não demorou a se espalhar na internet. Só que a descrição não condiz com a realidade das imagens. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que o vídeo mostra uma cobra que foi capturada no Méier, Rio de Janeiro? 2) Se não é o Méier, qual é o local do vídeo que está circulando na internet? 3) Há outros detalhes sobre a história da cobra encontrada no córrego?
Não há relatos em fontes confiáveis que apontem que uma cobra deste tamanho tenha sido encontrada no Rio de Janeiro ou mesmo no Méier. Mais do que isso: o uniforme das pessoas não é de forças do Rio de Janeiro e o vídeo já foi mostrado como de outro lugar.
Resolvemos buscar mais detalhes sobre o vídeo e logo descobrimos que ele não é do Rio de Janeiro. Na realidade, o caso ocorreu em 2017 na cidade de Penápolis (SP). Na ocasião, uma sucuri foi encontrada em um córrego da cidade.
De acordo com a matéria do g1 que foi linkada acima, a cobra tinha cerca de 45 quilos. Depois de resgatada, ela foi solta em uma mata pela Polícia Ambiental. Na época, o vídeo do resgate (feito por populares) viralizou na internet. E, como vocês viram, rendeu fake news posteriormente.
Ao contrário do que apontam as mensagens, a cobra em questão não foi encontrada no Méier ou mesmo no Rio de Janeiro. O caso também não ocorreu em 2024. Na realidade, a sucuri foi encontrada em Penápolis e a história foi ressuscitada para uma fake news ser criada.
Deixe um comentário