Publicidade
CURIOSIDADES

14 Descobertas Surpreendentes e Estranhas no Titanic

Descobriram algo que esteve dentro do Titanic todo esse tempo. Desde o famoso e icônico violino que tocou as últimas notas musicais do Titanic até uma mensagem chocante em uma garrafa. Esses são os 14 achados mais surpreendentes e estranhos do Titanic.

Número 14: O Violino

Um dos filmes mais famosos do mundo e de maior bilheteria da história lançado neste lonas representa dois momentos mais ícones da tragédia. Exatamente quando um grupo de violinistas ficava tocando o tempo todo enquanto o Titanic afundava. Muita gente achava que era inventado para dar um toque mais dramático ao filme. Porém, o que pouquíssimas pessoas sabem é que foi totalmente verdade. Em uma das expedições ao Titanic, encontraram um velho violino, um dos quais foi usado naquela ágica noite. No entanto, não foi apenas o violino; também foram encontradas partituras tocadas pelos músicos. E apesar de estarem submersos no oceano há 73 anos, quando os mergulhadores conseguiram recuperá-los, foram exibidos em alguns lugares no ano de 2013.

Número 13: O Sino

Foi o sino que alertou que algo ruim se aproximava daquela área. Quando se descobriu que a trajetória que o navio seguia ia direto para bater em um bloco de gelo, foi recuperado na primeira expedição em 1985 e atualmente está em exibição no Titanic Museu em Massachusetts. E caso você esteja se perguntando, de fato, há um museu dedicado ao Titanic. Na Irlanda do Norte, onde o navio icônico foi construído, e em Massachusetts, onde a Titanic Sociedade Histórica, uma organização sem fins lucrativos fundada em 1963, tem como objetivo a divulgação e preservação da história, independentemente do seu destino trágico. Para ficar por dentro das maiores descobertas do planeta, inscreva-se no canal.

Número 12: O Relógio

Um relógio de bolso que foi resgatado do navio diz interpretensivo ao passageiro Johnman, que viajava com sua esposa Lise. A coisa mais chocante sobre esta descoberta é que o relógio está congelado na hora, uma hora e 45 minutos, que foi quando o Titanic afundou na água. Outra peça realmente significativa que estava entre os primeiros achados no navio naufragado era um relógio de bolso de ouro que pertencia a um garçom do navio. Esse tesouro incrível foi devolvido à família em 2008. A família decidiu colocar todos esses bens à venda, e o relógio foi vendido pouco depois de ser publicado a um colecionador por mais de 130 mil euros, enquanto outras coisinhas encontradas naquele homem acabaram por somar 267 mil euros.

Número 11: Casaco de Pele

Provavelmente, com a história do humilde Jack, esquecemos que o Titanic estava cheio de pessoas ricas. Portanto, as peças que estavam ali eram, em sua maioria, de pessoas de grande poder aquisitivo que gostavam de ostentar, como um casaco de pele que pertenceu a uma senhora de primeira classe chamada Mabel Bene. Ela tinha apenas 33 anos quando o navio afundou. Sobreviveu e teve uma vida longa, pois morreu aos 96 anos em 1974. Após sua morte, seu casaco foi dado à sobrinha, acompanhado de uma carta em que dizia que, no momento do resgate, ela estava usando um vestido, e à noite o casaco foi a peça que aqueceu enquanto esperava a chegada de um barco salva-vidas. A peça por si só não vale muito hoje, mas, por conta da história, o casaco foi vendido por cerca de 215.390 euros.

Número 10: Frascos de Perfume

Se um perfume passa 100 anos no fundo do mar, ele perde o aroma. Mas isso também tem a ver com a qualidade do perfume ou do próprio frasco. No entanto, é realmente fascinante que após mais de 100 anos do terrível naufrágio do Titanic, os perfumes encontrados em seu interior tenham se preservado ao longo do tempo. O adolescente alemão Alfred possuía uma bolsa cheia de várias amostras de perfume, todas encontradas intactas no navio décadas depois. Em outras palavras, Alfred era um passageiro de primeira classe que pretendia abrir sua própria loja de fragrâncias nos Estados Unidos, um sonho que infelizmente nunca foi capaz de realizar. Porém, seus perfumes foram recuperados muitos anos depois e surpreendentemente cada um deles estava em perfeito estado. Mas é provável que quem comprou esse conjunto de perfumes provavelmente não os esteja usando.

Número 9: O Mistério dos Sapatos

Os cientistas ficaram completamente perplexos com uma descoberta inusitada. Existem milhares de sapatos ao redor do Titanic. Segundo a comunidade científica, esses são os memoriais daqueles que não conseguiram sobreviver à grande tragédia. O que chama a atenção de todos é que, misteriosamente, os sapatos das pessoas que caíram nas águas geladas ainda estão em perfeitas condições. Todos os outros restos que poderiam ter sido submersos foram desaparecendo. Mais estranhamente, no lugar onde foram observados pela primeira vez, parece que o que manterá esta tragédia na memória das pessoas serão os sapatos.

Número 8: O Misterioso Barulho do Titanic

Algo que se ouviu por muito tempo foi um barulho estranho que vinha do Titanic. Por anos, o som misterioso do navio foi estudado. Alguns cientistas afirmaram que eram pedaços de metal se despreendendo ou se decompondo. Porém, isso nunca foi confirmado. Várias pessoas começaram a dizer que aquele barulho era feito pelas almas das pessoas que não conseguiram se salvar naquele dia. Só vários anos depois, um grupo de cientistas revelou que o ruído era uma formação vulcânica. Para o sonar, aquele barulho poderia ser qualquer coisa, incluindo outro naufrágio. Estamos procurando uma oportunidade de explorar esse grande objeto que apareceu no sonar há tanto tempo. Foi incrível explorar esta área e encontrar esta fascinante formação vulcânica cheia de vida, garantiu a equipe da expedição. Esta formação foi descoberta por alguns exploradores que detectaram um sinal de sonar. Parecia ser um objeto muito grande que estava muito perto do navio afundado.

Número 7: Lustre Cônico

Provavelmente, aquele lustre cônico é uma das coisas mais bonitas que o grande navio tinha. O luxo no Titanic era representado pelas coisas mais finas, e aquele lustre não foi exceção. Você deve imaginar como todos os colecionadores do Titanic ficaram quando descobriram isso. Se eles gastaram milhares de dólares em coisas como sapatos ou coletes, um lustre significaria um custo ainda maior. As pessoas mais ricas do mundo dariam qualquer quantia em dinheiro. Embora seja uma decoração antiga, o lustre era muito elegante quando foi recuperado. Várias propostas foram recebidas para sua compra. No entanto, o museu foi quem guardou aquela peça. Embora seja verdade que, em poucos anos, ela foi vendida pelo maior lance. Essa é uma técnica para que seu valor seja cada vez maior e seja leiloado por uma quantia realmente milionária. Quanto você pagaria por esta peça inútil, porém mais elegante?

Número 6: Jóias

Se falamos de um navio cheio de pessoas muito ricas, acho que devemos mencionar que os restos do Titanic estavam cheios de tesouros e jóias muito importantes. Certamente, mais de um tem em mente o precioso colar de coração da Rose, que ela usava no filme Titanic. Distante da realidade, o pingente é completamente fictício. No entanto, é verdade que em uma dessas explorações foi encontrado um pingente algo semelhante que tinha uma pequena pedra azul. Pertencia a uma passageira de 19 anos, Kate Philips. Isso inspirou a história de amor de James Cameron.

Número 5: Sacos de Dinheiro e Jóias

Durante o naufrágio, as pessoas estavam mais preocupadas em salvar suas vidas do que guardar o dinheiro e as jóias. Foi assim que todos abandonaram seus pertences no navio para se salvar em algum bote salva-vidas. Por outro lado, os comissários a bordo do Titanic um chiam bolsas com joias e dinheiro que os passageiros guardavam nos cofres do navio. Eles sabiam que esse dinheiro seria perdido, então aproveitaram e usaram essas sacolas para encher de dinheiro e objetos valiosos. Todas essas sacolas foram parar no fundo do mar em 1987 e foram recuperadas.

Número 4: Querubins de Bronze

Querubins de bronze adornavam as escadas dos patamares do andar superior, onde os passageiros gostavam de se reunir. Um querubim foi recuperado em 1987. No entanto, faltava uma peça. Segundo os especialistas, é mais provável que tenha perdido o pé esquerdo quando foi arrancado do mastro da escada. Hoje faz parte da coleção de objetos de luxo recuperados do naufrágio. Embora seja verdade que muitas pessoas já tentaram adquirir a peça quebrada por muitos milhares de dólares.

Número 3: Cartas de Amor e Despedidas

Durante as expedições, os pesquisadores encontraram dezenas de cartas de amor e despedida que foram abandonadas e posteriormente recuperadas. Os especialistas ficaram chocados com essa descoberta. Essas cartas encontradas vieram de pessoas desesperadas que, mesmo em um momento de angústia, usaram seu tempo para descrever as pessoas mais especiais em suas vidas. Sabiam que não seriam salvos naquele dia.

Número 2: Mensagem em uma Garrafa

Em 2017, uma família canadense encontrou uma mensagem enigmática em uma garrafa na costa de Newfoundland, enviada por uma adolescente francesa que estaria a bordo do enorme naufrágio. A carta foi escrita um dia antes do Titanic afundar, quando os membros foram separados. Alguns estavam na França e outros nos Estados Unidos. A mensagem dizia: “Estou jogando essa garrafa no mar em pleno Atlântico. Devemos chegar em Nova York em alguns dias. Se alguém encontrar, avise a família Lefebre.” Mal sabendo ela que aquela carta iria cativar muitas pessoas. Embora a mensagem tenha chegado muito tarde, é provavelmente a última que aquela família recebeu.

Número 1: Colete Salva-Vidas

No ano de 2022, o Titanic Museu em Belfast, Irlanda do Norte, realizou uma exposição especial em que os principais artistas seriam seis coletes salva-vidas. Segundo especialistas, os incríveis coletes salva-vidas são feitos de linho e preenchidos com cortiça. Também conservam os arreios originais. A bordo do navio, havia cerca de 3.500 coletes, mas no momento, restam apenas seis deles. Essa exposição é considerada uma oportunidade única. A indústria alimentícia faz de tudo para vender seus produtos e acaba colocando nossa saúde em risco. Para saber quais os alimentos que prejudicam a sua saúde, assista o vídeo na tela e até o próximo vídeo.

Para mais conteúdo inscreva-se no nosso canal de curiosidades:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo