Publicidade
NOTÍCIAS

GRAVE: COMPULSÃO ALIMENTAR O QUE É?

Após Yasmin Brunet comentar no BBB24 sobre sua compulsão alimentar, o assunto voltou a viralizar nas redes sociais.

COMPULSÃO ALIMENTAR

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de ingestão excessiva de alimentos em um curto período de tempo, acompanhados por uma sensação de falta de controle durante esses episódios. Durante esses episódios, as pessoas costumam comer rapidamente e sentir uma angústia significativa após o consumo excessivo de alimentos.

Os episódios de compulsão alimentar são distintos de comportamentos normais de excesso de comida, pois são frequentemente acompanhados por sentimentos intensos de culpa, vergonha e desconforto. As pessoas que sofrem de compulsão alimentar muitas vezes comem mesmo quando não estão com fome e continuam a comer mesmo quando estão fisicamente desconfortáveis.

A compulsão alimentar é considerada um transtorno psiquiátrico e pode estar associada a outros problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos de imagem corporal. É importante destacar que a compulsão alimentar pode levar ao ganho de peso, o que, por sua vez, pode agravar os problemas emocionais associados ao transtorno.

O tratamento para a compulsão alimentar geralmente envolve abordagens psicoterapêuticas, como a terapia cognitivo-comportamental, que visa modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais relacionados à alimentação. Além disso, a terapia pode ajudar a abordar questões emocionais subjacentes que contribuem para a compulsão alimentar.

Em casos mais graves, ou quando há uma preocupação significativa com o peso corporal, um profissional de saúde pode recomendar a participação em programas de gerenciamento de peso ou a consulta a um nutricionista para ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis.

Se você ou alguém que você conhece está lidando com a compulsão alimentar, é importante procurar a orientação de um profissional de saúde, como um psicólogo, psiquiatra ou nutricionista, para obter um diagnóstico adequado e um plano de tratamento personalizado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo