Pipoca pode ajudar a evitar demência segundo uma pesquisa da Universidade Rush, em Chicago, um saquinho por dia é o suficiente.
A pesquisa acompanhou 3.300 pessoas por seis anos. Os estudiosos da Universidade descobriram que aquelas que comiam 90 g ou mais de grãos integrais, como por exemplo pipoca levemente salgada, por dia tiveram uma redução cognitiva menor em comparação com aqueles que não comiam.
Além da pipoca, quinoa e cerais integrais têm o mesmo efeito benéfico contra a doença. Pesquisadores acreditam que está relacionado com a forma como os grãos integrais “ajudam a regular o açúcar no sangue ou a promover um intestino saudável”.
COMO FAZER A PIPOCA?
Pouco sal e sem manteiga
Porém, vale ressaltar que o estudo observa os benefícios da pipoca com pouco sal e sem manteiga. Um detalhe que chama a atenção é que a pipoca analisada como benéfica é aquela feita na panela e não no micro-ondas.
Estudos anteriores já indicaram que o consumo regular de pipoca de micro-ondas pode gerar danos cerebrais, como o Alzheimer, além de ter forte influência na obesidade.
Pesquisadores descobriram ainda que os participantes negros tinham mais probabilidades de comer mais cereais integrais do que os participantes brancos.
O que é demência?
A demência não é uma doença em si, mas sim um termo que engloba um conjunto de sinais e sintomas neurológicos que podem ser provocados por diversas doenças neurodegenerativas diferentes. A mais comum é o Alzheimer.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEMÊNCIA?
Os sintomas de demência podem variar bastante, incluem:
- Esquecimento que interfere nas funções diárias;
- Dificuldade para AVDs – Atividades da Vida Diária como Autocuidado, Mobilidade, Alimentação, Higiene Pessoal, Vestir, Despir e Calçar;
- Distúrbio de linguagem;
- Desorientação no tempo e no espaço;
- Comprometimento do julgamento;
- Comprometimento do raciocínio abstrato;
- Perda frequente de objetos;
- Alteração do humor e do comportamento;
- Mudança da personalidade;
- Perda da iniciativa.