PUBLICIDADE
Categorias: POLÍTICA

PSB quer apoio em estados e vice de Lula por aliança com o PT em 2022

Publicado por
Compartilhado

O PSB e o PT deverão estar juntos na eleição presidencial de 2022. Mas, para se aliar aos petistas, o partido liderado por Carlos Siqueira deseja algumas contrapartidas. Na mesa, estão o apoio ao PSB em seis estados e a posição de vice na chapa que será encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O que eu disse para o PT? O PT tem que escolher o que ele quer. A Presidência da República? Ótimo, e nós podemos até apoiar, não há problema. Agora, nós precisamos ter, conquistar nossos espaços de poder, espaços significativos”, disse o presidente do PSB.

Siqueira citou que colocou aos petistas “as questões dos nossos pré-candidatos a governador e estabelecemos, inclusive, as prioridades”. Elas seriam as campanhas estaduais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Acre e Rio de Janeiro. “São estados fundamentais, importantíssimos.”

O PT tem que escolher qual é o objetivo principal deles. Se ele não escolher e colocar vários, nós também temos o direito de pensar em outro caminho. Mas, até agora, tem havido receptividade da direção nacional
Carlos Siqueira, presidente do PSB

Entraves

E é nos estados que haverá o maior problema, principalmente em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Na disputa paulista, Siqueira diz que “não há hipótese de retirar a candidatura” do ex-governador Márcio França. “Ele é candidato para valer mesmo.”

No momento, porém, o esperado é que França será vice na chapa a ser encabeçada pelo ex-governador Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB. Os dois já haviam feito a dobradinha na eleição de 2014.

Especula-se ainda que Alckmin possa ser o vice de Lula, mas pessoas próximas ao petista e ao ainda tucano rejeitam a possibilidade.

“Quando você vai para uma olimpíada, você vai para mirar o ouro, a prata ou o bronze. Se mirar as três medalhas, você pode ficar sem nenhuma”, disse França.

“Se, para eles, for realmente importante a presidência da República, eles têm que se desfazer de qualquer ambição do resto.” O PT deverá lançar o ex-prefeito paulista Fernando Haddad na disputa pelo governo paulista.

Complicada também é a situação no Rio Grande do Sul. O PT já anunciou a pré-candidatura ao governo do deputado estadual Edegar Pretto. Já o PSB quer a candidatura do ex-deputado federal Beto Albuquerque.

Uma aliança entre os dois partidos não seria impossível, mas, para isso, o PSB teria que garantir duas posições: tornar-se oposição à atual gestão gaúcha, de Eduardo Leite (PSDB), e garantir palanque para Lula no estado. O PSB faz parte da gestão do tucano, que não irá disputar a reeleição e tenta ser o presidenciável do PSDB.

“Tem uma questão preliminar para ser resolvida. Digamos que, hoje, ela é um complicador”, diz o deputado federal Paulo Pimenta, presidente do PT no estado.

Líder do PSB gaúcho, Mário Bruck disse que, no palanque do partido, estará “quem der recíproca”. “Se não tiver, não tem porque colocar no nosso palanque”, completou. “O PT tem que escolher qual é a sua prioridade. Ou eles querem governar o país, ou querem conquistar os governos de estado. Acho que isso é um dilema que o PT tem que resolver.”

PUBLICIDADE
Halysoh Macêdo

Administrador e criador do portal de notícias, PODER AO POVO. Contra as fakes news.

Deixe um comentário

Postagens recentes

“Aristides” quebra a internet nesta segunda-feira; entenda o termo “noivinha do Aristides”

Uma mulher de 40 anos foi presa no fim de semana após xingar de “noivinha…

3 horas atrás

Alckmin diz que hipótese de ser vice de Lula ‘caminha’, após ouvir apelo de centrais sindicais

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), cotado para participar da chapa eleitoral com…

7 horas atrás

URGENTE: NEYMAR JUNIOR SOFRE LESÃO E DEVE FICAR AFASTADO POR ATÉ OITO SEMANAS

O craque Neymar Junior, sofreu uma lesão no tornozelo enquanto jogava pelo seu time PSG,…

9 horas atrás

MÃE DE MARÍLIA MENDONÇA SE DIVERTE COM O NETO

Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça, postou recentemente em seu instagran, um momento fofo ao…

10 horas atrás

SIMONE EXIBE NOVO CORPO APÓS CIRURGIAS

Simone, da dupla com Simaria, exibiu o novo corpo após cirurgias plásticas, a cantora que…

10 horas atrás

Bolsonaro despenca ao nível mais baixo desde do início do mandato,19% de aprovação

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29) mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro despencou e…

12 horas atrás