PUBLICIDADE
TECNOLOGIA

URGENTE: 5G pode atrapalhar voos? ‘risco’ alegam empresas aéreas

Publicado por
Compartilhado

Empresas concordaram em adiar ampliação da tecnologia 5G em duas semanas para analisarem preocupações, nos Estados Unidos. No Brasil, Anatel e Embraer estão conduzindo estudo para avaliar riscos. As informações são do G1.

5G está entrando em “modo avião” nos Estados Unidos. Empresas aéreas estão travando uma batalha com companhias de telecomunicações no país por receios de que a tecnologia poderia causar interferências nas aeronaves.

Duas grandes operadoras americanas, Verizon e AT&T, estavam prestes a ampliar o 5G em uma nova faixa, que funciona como avenidas para o transporte de dados. No entanto, Boeing e Airbus pediram um adiamento por preocupações de segurança com as aeronaves.

A implementação da rede, prevista para 5 de janeiro, foi prolongada em duas semanas e deve ocorrer no dia 19, caso não haja nenhuma reviravolta.

As aéreas afirmam que o uso da Banda C (faixa que utiliza o espectro entre 3.7 GHz a 6.425 GHz) no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os altímetros (medidores de altitude).

Esse equipamento opera por rádio nas aeronaves e usa frequências próximas ao 5G. Eles são responsáveis por calcular a distância exata do avião em relação ao solo, usados especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando a visibilidade na pista está reduzida, para evitar acidentes e colisões.

Como está no Brasil?

Nos Estados Unidos, a Banda C do 5G vai até 3,98 GHz, próximo da frequência dos altímetros, que operam entre 4,2 GHz e 4,4 GHz.

A preocupação é que a chamada “banda de guarda”, que funciona como uma faixa de segurança entre as frequências, é menor do que em outros países.

No Brasil, as operadoras podem operar até a faixa de 3,7 GHz – uma banda de guarda bem maior, que reduz os riscos de interferência.

“O 5G no Brasil está afastado em pelo menos 500 MHz da frequência de operação destes equipamentos, enquanto nos EUA esse afastamento é de pouco mais de 200 MHz”, explica Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi).

“Esse maior distanciamento em frequência, chamado de banda de guarda, acarreta melhores condições para a convivência, e menor risco de interferências no território brasileiro”, afirmou.

A agência disse ainda que a Embraer enviou um ofício manifestando intenção de realizar ensaios em voo e em solo para verificar possíveis interferências.

Em nota, a Embraer disse que tem acompanhado as discussões sobre “os possíveis impactos da tecnologia 5G na aviação, tem colaborado continuamente com as autoridades aeronáuticas competentes e orientado seus operadores para garantir o mais alto grau de segurança”.

A empresa afirmou ainda que tem cooperado com a Anatel e que o problema “se aplica unicamente às operações no território norte-americano”.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) disse que se colocou à disposição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para contribuir com estudos e análises sobre eventuais impactos no Brasil.

PUBLICIDADE
Halysoh Macêdo

Administrador e criador do portal de notícias, PODER AO POVO. Contra as fakes news.

Deixe um comentário
Publicado por

Postagens recentes

CAMPANHA PARA LULA: FAMOSOS GRITAM “É 13” NO CALDEIRÃO

No programa Caldeirão, transmitido pela Globo, deu o que falar na exibição do ultimo sábado…

15 horas atrás

ASSUMIDÍSSIMOS: NEYMAR POSTA FOTO AO LADO DE BRUNA BIANCARDI

Ao que tudo parece, Neymar assumiu de vez a Bruna, que não é Marquezine, e…

15 horas atrás

Lula e Bolsonaro no BBB22: Boninho libera debates políticos

Segundo o diretor do Big Brother Brasil, o Boninho, não existe censura dentro do reality…

16 horas atrás

A resposta de Lula à desconfiança do mercado

Semanas atrás, numa conversa com um ex-ministro petista sobre os temores da Faria Lima se…

17 horas atrás

Alinne Moraes declara voto em Lula: ‘A gente precisa tombar o Bolsonaro’

Alinne Moraes abriu o coração e falou abertamente sobre seu voto em Lula, e sua…

17 horas atrás

Bolsonaro está com medo de ser humilhado por Lula e fará o impensável

Bolsonaro sabe que será duramente humilhado pelo ex-presidente Lula nas próximas eleições. Pela primeira vez…

18 horas atrás
PUBLICIDADE