Publicidade
NOTÍCIAS

É Fake news: anjo é visto no céu de Brasília

Vídeo incrível mostra que anjo foi visto no céu de Brasília

Texto da fake news

ANJO VISTO HOJE NO CÉU DE BRASÍLIA. Anjo é visto hoje no céu de Brasília

anjo é visto no céu de Brasília
anjo é visto no céu de Brasília

Veredicto

Informação falsa. Claramente, o vídeo é uma montagem.

Motivo

A mensagem tem as principais características de fake news. Além disso, disso, o vídeo tem alguns furos de interpretação como do sujeito que grava com o celular desligado e das pessoas que gritam antes do anjo aparecer. Ao analisar o vídeo, é possível ver que se trata de uma montagem feita com um layer. Por fim, não há qualquer outro relato/prova de que o vídeo apareceu em Brasília.

Imagens do Anjo viralizam nas redes

O fenômeno formou-se no céu da capital federal na manhã de sexta-feira (11/11/2022) e chamou a atenção de moradores que registraram fotos e vídeos nas redes sociais. O fenômeno, parecido com um anel em volta do sol, se chama “halo solar” e não é considerado tão comum.

No halo solar, a luz se decompõe em cores conhecidas ao passar pelas partículas de gelo, assim como é no arco-íris, e assume o formato circular por causa da geometria dos cristais. Meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves explicou que o fenômeno não é considerado raro, mas também não é comum de ser visto no céu do Distrito Federal.

“Ele ocorre ou se forma quando a luz do sol atravessa as partículas de gelo suspensas na atmosfera. Em geral, nas nuvens do tipo cirrus, que contêm muitos cristais de gelo. Ele não é raro, mas não é comum ser visto no céu de Brasília”, explica.

O fenômeno tende a ser visto no céu em tempos de chuva, mas também em tempos de seca. Para quem teve sorte, o halo solar pôde ser visto de várias regiões administrativas do DF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo