Publicidade
INTERNACIONAL

General boliviano é preso após tentativa de golpe

O general Juan José Zúñiga, responsável por uma tentativa de golpe na Bolívia, foi preso na noite desta quarta-feira (26). A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país, segundo informações da imprensa local. Zúñiga foi detido na entrada da sede do Estado-Maior, em La Paz.

Até a última terça-feira (25), Zúñiga era o comandante-geral do exército boliviano, cargo do qual foi destituído após declarar que prenderia o ex-presidente Evo Morales caso ele fosse eleito nas eleições de 2025.

Na tarde desta quarta-feira, membros das Forças Armadas, liderados por Zúñiga, invadiram o palácio presidencial em La Paz. Além disso, unidades do Exército foram vistas agrupadas em ruas e praças da capital boliviana, em uma clara demonstração de força.

Golpe na Bolivia
Golpe na Bolivia
Bolívia
Bolívia

O presidente Luiz Arce, que não se encontrava no palácio no momento da invasão, pediu que a democracia fosse respeitada e afirmou que “mobilizações irregulares” estavam ocorrendo no país.

Esta prisão marca um momento crucial na política boliviana, destacando as tensões existentes entre as Forças Armadas e o governo eleito democraticamente. O caso segue em investigação, e a situação no país permanece tensa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Botão Voltar ao topo